ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A PRÁTICA DA CAPOEIRA NO BRASIL (CURITIBA) E NA ESPANHA (COMUNIDADE AUTÔNOMA DE CASTILLA E LEÓN)

Autores

  • Katiuscia Mello

Palavras-chave:

Capoeira, estudo comparativo, sociedade,

Resumo

A partir da década de 70 inicia-se a expansão da Capoeira pelo mundo e ao contrário do que muitos ainda pensam, esse processo não foi e continua sem ser fácil. O estudo comparativo entre a prática da capoeira no Brasil (Curitiba) e na Espanha (Comunidade Autônoma de Castilla e León) nos mostra como está sendo a inserção e adaptação da Capoeira na Espanha através de como seus divulgadores tentam satisfazer os novos adeptos, entender o que procuram na atividade e ao mesmo tempo ter o devido cuidado para que a sua essência não seja perdida. Também nos é revelado que tipo de público acede a esta atividade e qual é o significado que se atribui à sua prática na atualidade em seu país de origem e na Espanha. Para este estudo foram realizadas entrevistas abertas com um total de 150 praticantes de Capoeira do Brasil e da Espanha e com 13 profissionais brasileiros que se encontravam ministrando aulas de Capoeira na Espanha no ano de 2008. Como parte dos resultados obtidos, pode-se perceber que enquanto os brasileiros vivenciam a Capoeira em todos os seus aspectos, a relação entre os espanhóis e a Capoeira ainda parece ser meramente de consumidor-produto, projetando claramente os ideais da sociedade capitalista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2011-01-04

Como Citar

Mello, K. (2011). ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A PRÁTICA DA CAPOEIRA NO BRASIL (CURITIBA) E NA ESPANHA (COMUNIDADE AUTÔNOMA DE CASTILLA E LEÓN). Fiep Bulletin - Online, 81. Recuperado de https://fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/269

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS