REFLEXÕES ENTRE O “EU” REAL E O CORPO VIRTUAL “AVATAR” NO SECOND LIFE: DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA DO JOGO E O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO CIBERCORPO

Autores

  • VITOR HUGO MARANI
  • SANDRA APARECIDA ZOTOVICI
  • JANAÍNA BENASSE MELO
  • LARISSA MICHELE LARA

Palavras-chave:

corpo, educação física, cibercorpo

Resumo

Essa pesquisa teve por objetivo analisar as dimensões do “Eu” real e do corpo virtual “Avatar” no Second Life por meio da experiência do jogo e da construção do cibercorpo. Especificamente, a proposta investigativa almejou observar o mundo virtual do Second Life e as possibilidades de interação e participação no jogo; compreender os significados do corpo “Eu” e do corpo “Avatar” no tempo e espaço do jogo a partir do diálogo entre mundo real e mundo virtual; investigar se o corpo “Avatar” também é pautado pelos princípios da racionalidade instrumental que o corpo “Eu” assume na sociedade contemporânea. Para tanto, a etnografia virtual orientou o desenvolvimento da pesquisa, contando com a inserção direta em campo dos pesquisadores no jogo por um período de seis meses. As observações foram dispostas em diário de campo e analisadas à luz das orientações etnográficas. Com isso, refletimos sobre como jogos virtuais construídos pelos sujeitos trazem implicações diretas a “ser” corpo, na vida real, pautada pela instrumentalização do sujeito e de suas ações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

MARANI, V. H., ZOTOVICI, S. A., MELO, J. B., & LARA, L. M. (2013). REFLEXÕES ENTRE O “EU” REAL E O CORPO VIRTUAL “AVATAR” NO SECOND LIFE: DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA DO JOGO E O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO CIBERCORPO. Fiep Bulletin - Online, 83(2). Recuperado de https://fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2683

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS