REGRESSÃO LOGÍSTICA: MODELO PREDITIVO PARA TOMADA DE DECISÃO QUANTO AOS DETERMINANTES NO CONTROLE DA PRESSÃO ARTERIAL EM HOMENS HIPERTENSOS DO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA-PB.

Autores

  • ROSIMERY CRUZ DE OLIVEIRA DANTAS
  • VALDÊNIA VERÍSSIMO DE LIMA
  • JOZEMAR PEREIRA DOS SANTOS
  • NEIR ANTUNES PAES

Palavras-chave:

Controle, Hipertensão arterial, modelo

Resumo

As doenças crônicas não-transmissíveis, tem aumentado sua prevalência no Brasil e no mundo, e dentre elas as doenças cardiovasculares se destacam por ter a Hipertensão Arterial Sistêmica seu principal fator de risco, que por ser um agravo multifatorial, sendo eles fatores de risco modificáveis ou não, encontra no grupo masculino o ser que sofre mais a influência destes fatores, pois é o grupo mais afastado dos serviços de saúde. Para selecionar as variáveis e identificar sua relação com a variável dependente: controle da pressão arterial, aplicado no modelo de Regressão Logística. A análise descritiva apresenta um grupo masculino na sua maioria com Pressão não controlada (59,2%), idosos (64,0%), escolarizado (66,7%), vivendo com companhia (93,3%), não-brancos (70,7%), não tabagistas (80,0%), não sedentários (50,7%), em sobrepeso/obeso (53,3%) e não etilistas (84,0%). O modelo ajustado apresentou como variáveis explicativas para o controle da PA, adotando-se um intervalo de confiança de 95% e um ?=0,05, obesidade (p-valor =0,047) e raça (p-valor =0,036). A relevância encontra-se no fato de que, as ações de saúde estarem mais focadas nos fatores de risco modificáveis como tabagismo, etilismo, sedentarismo, e com os resultados apresentados pelo modelo evidencia-se a necessidade de se estabelecer programas, fortalecer parcerias, atendimentos e turnos nos serviços de saúde da atenção básica, que propiciem um melhor acolhimento ao homem com atividades mais específicas para o controle da obesidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

DANTAS, R. C. D. O., LIMA, V. V. D., SANTOS, J. P. D., & PAES, N. A. (2013). REGRESSÃO LOGÍSTICA: MODELO PREDITIVO PARA TOMADA DE DECISÃO QUANTO AOS DETERMINANTES NO CONTROLE DA PRESSÃO ARTERIAL EM HOMENS HIPERTENSOS DO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA-PB. Fiep Bulletin - Online, 83(2). Recuperado de https://fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2661

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)