EPISTEME E SEMOVÊNCIAHUMANA: O CONHECIMENTO CIENTÍFICO EM JEAN PIAGET E UMA ANTROPOLOGIADAMOTRICIDADE

Autores

  • Ubirajara Oro

Resumo

O biólogo suíço Jean Piaget é possivelmente o último sábio da História. Sua invulgar cultura multi eintercientífica está fundamentada e vem coroada por uma sólida formação filosófica. Isso faz dele um dostambém melhores teoristas contemporâneos da Ciência, cujo legado epistemológico (a EpistemologiaGenética) promete continuar a despertar interesse crescente. Atribuindo à ação a origem do sujeito e doprocesso do conhecimento, Piaget destaca o papel aí mediador da semovência corporal que ele chama demotricidade. Por extensão, Piaget acaba evidenciando também o papel antropogênico que ela detém.Precisamente este é o nexo umbilical entre a teoria piagetiana do conhecimento e o conhecimento disciplinarque se demarca à volta da semovência humana. Para os antigos Ginástica, para os modernos tardios EducaçãoFísica, e para os contemporâneos uma profusão de propostas matriciais (algumas confusas, outras quaseparáfrases), essa disciplina mostra vocação prioritariamente antropológica, que implica toda amultidimensionalidade científica e filosófica do conhecimento do homem enquanto sujeito semovente. Nesteartigo, essa disciplina é rotulada de “cineantropologia”, e não problematiza a sua pontual (ainda que eventual)sobreposição, nem à Ciência da Motricidade Humana enunciada por Manuel Sérgio Vieira e Cunha (Sérgio,1987), nem à antropologia do Sichbewegen, a versão pedagógica “crítico-emancipatória” da Ciência do Esporte traduzida nos trabalhos do Grupo de Frankfurt (Frankfurter Arbeitsgruppe) e de outros autores (Kunz, 2006;Trebels, 1989). Aqui se trata bem mais da pergunta pelo conhecimento disciplinar cujo objeto é a semovênciahumana, o que remete ao que Piaget chama de filiações noéticas. Sendo noético aquilo que é inteligível deacordo com certas características, a filiação noética do conhecimento disciplinar da semovência humanacorresponde então à sua classificação entre as formas diversas de conhecimento que compõem o sistema dasciências. Em Piaget, esse sistema denota uma estrutura horizontal de ordem circular e cunho sucessivo, onde asvariadas disciplinas se agrupam em conjuntos por parentesco entre os seus respectivos objetos de estudo eteorias. Classificar as disciplinas nesse sistema corresponde a procurar as suas filiações noéticas e asdependências entre elas. De acordo com isso, Piaget distribui as ciências em quatro conjuntos: lógicomatemáticas,físicas, biológicas e psico-sociológicas. Por sua vez, cada disciplina organiza a própria informaçãoem também quatro domínios: o do(s) objeto(s) de estudo, o das teorias sobre ele(s), o dos fundamentosdisciplinares (adequação explicativa, metodologia) e o das relações sujeito-objeto que permite investigar como épossível conhecer. Nesses conformes, a disciplina especializada na semovência humana será simultaneamentebiológica e psico-sociológica, porquanto as suas filiações disciplinares estão definidas pelo parentesco noéticodos seus objetos e teorias que se referem todos ao homem, um ser complexo, simultaneamente físico,organísmico, autoconsciente, social e cultural. Fica desde já anunciado o desdobramento dessa questão, com apróxima verificação epistemológica da hipótese de ser a (aqui rotulada) cineantropologia uma interciência.

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Como Citar

Oro, U. (2012). EPISTEME E SEMOVÊNCIAHUMANA: O CONHECIMENTO CIENTÍFICO EM JEAN PIAGET E UMA ANTROPOLOGIADAMOTRICIDADE. Fiep Bulletin - Online, 79(1). Recuperado de https://fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2570

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