PARAPLEGIA E CICLISMO DE PISTA – ESTUDO DE CASO SOBRE OS EFEITOS DE 10 SEMANAS DE TREINAMENTO NO DESEMPENHO DE UM PARA-ATLETA NA PROVA DE 1 KM (CONTRA-RELÓGIO)

Autores

  • Cássio Quintão Villela
  • Marcos Daniel Motta Drummond

Palavras-chave:

Paraplegia, Ciclismo de Pista, Potência.

Resumo

Um grande desafio imposto pelo paraciclismo seria a utilização predominante dos membros inferiores, mesmo entre atletas que foram acometidos por lesões medulares. A paraplegia é um tipo de lesão medular, de origem traumática ou isquêmica, que reduz drasticamente o comando motor da região pélvica e dos membros inferiores, Objetivo: Realizar um estudo de caso sobre os efeitos de dez semanas de treinamento sobre o Pico de potência (PP), a velocidade máxima (Vmáx) e o índice de fadiga (IF) dessas variáveis, durante a simulação da prova de 1 km contra-relógio. Amostra: Um indivíduo paraplégico (33anos,75,5kg,1,79m) com experiência prévia no treinamento em CP. Metodologia: Realizar três avaliações (inicial, intermediária e final) que simulam a prova de 1 km contra-relógio, durante dez semanas de treinamento específico para desenvolvimento da velocidade. Foi utilizado um potencímetro da marca SRM® para a leitura contínua do tempo, distância, potência e velocidade. Resultados: A avaliação intermediária apresentou menor PP do que a avaliação inicial (202 e 205w) porém o IF da avaliação intermediária foi menor (53,2 e. 49,5%) . A avaliação final demonstrou o maior PP (216w), com o IF semelhante à inicial (53,2%). A Vmáx foi aumentada progressivamente no decorrer das três avaliações (28,8, 29,4 e 30,4 km/h). O IF da velocidade foi semelhante nas duas primeiras avaliações (11,8 e 11,9%) e maior na avaliação final (13,2%), porém nesta última foi registrado o menor tempo para completar o trajeto de 1km. Conclusão: O programa de treinamento proposto foi capaz de melhorar o desempenho do atleta/amostra deste estudo. Apesar de a paraplegia determinar características ímpares, atletas e treinadores devem ser encorajados a direcionar o treinamento de forma específica à modalidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

Villela, C. Q., & Drummond, M. D. M. (2012). PARAPLEGIA E CICLISMO DE PISTA – ESTUDO DE CASO SOBRE OS EFEITOS DE 10 SEMANAS DE TREINAMENTO NO DESEMPENHO DE UM PARA-ATLETA NA PROVA DE 1 KM (CONTRA-RELÓGIO). Fiep Bulletin - Online, 82(1). Recuperado de https://fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2496

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS