ANALISE DA QUALIDADE DE VIDA E ENFASE NA INTERFERENCIA DO BULLYING NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DE 09 A 12 ANOS INSERIDOS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DA CIDADE DE IPATINGA – MG: PROJETO PILOTO.

Autores

  • Marilane De Cascia Silva Santos Santos
  • Angelo Vargas

Resumo

A qualidade de vida é um conceito holístico, relaciona-se com as experiências atuais e passadas do indivíduo. Di?cilmente pode ser completamente operacionalizado através de um instrumento e coloca-se uma razoável dúvida sobre a “melhor” de?nição. O termo Bullying necessita de interferência dos adultos, pois, compreende diversas formas de agressividade, sendo estas, de maneira intencional e repetitiva, com ou sem motivos aparentes. Estas agressões acontecem no ambiente escolar por um ou mais estudantes contra outro, e é entendido que causa traumas estabelecendo uma relação de desigualdade entre os mesmos. A prática preconceituosa de raça, de classe, de gênero ofende a dignidade humana trazendo conseqüências e danos irreparáveis a vida escolar de uma criança levando as mesmas a apresentarem comportamentos anti-sociais quando adultos, podendo se transformar em agressores, agredidos ou espectadores. Este tipo de violência se manifesta, sutilmente, sob a forma de brincadeiras, apelidos, trotes, gozações e agressões físicas, (Lopes Neto e Saavedra, 2003; Fante, 2005). Os resultados encontrados das cinco crianças avaliadas, 60% apresentaram alguma forma de bullying e falta de prazer em ir para a escola. Sendo assim é necessário realizar a pesquisa com maior numero de crianças para melhores analises científico e posteriormente se necessário, adotar medidas de intervenções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

Santos, M. D. C. S. S., & Vargas, A. (2012). ANALISE DA QUALIDADE DE VIDA E ENFASE NA INTERFERENCIA DO BULLYING NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DE 09 A 12 ANOS INSERIDOS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DA CIDADE DE IPATINGA – MG: PROJETO PILOTO. Fiep Bulletin - Online, 82(2). Recuperado de https://fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2406

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>