EDUCAÇÃO FÍSICA E O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES RECREATIVAS DE 1ª À 4ª SÉRIE: ENFATIZANDO O COMPORTAMENTO SOCIAL DOS ALUNOS NO CONTEXTO ESCOLAR.

Autores

  • Irineu Wolney Furtado

Palavras-chave:

Educação Física, Atividades Recreativas, Comportamento Social.

Resumo

Este artigo apresenta o resultado de uma proposta pedagógica de Educação Física enfocando o desenvolvimento deatividades recreativas de 1ª à 4ª série, enfatizando o comportamento social dos alunos. Diferentes autores reconhecem aimportância das atividades recreativas no contexto educacional, Guerra (1996), Kishimoto (1998), Cavallari (2001), Santin(2001). A metodologia de pesquisa foi a Pesquisa-Ação, que de acordo com Thiollent (1985) citado por Gil (1999) visa alcançarresultados que sejam compreendidos em estreita ligação com uma ação ou com a resolução de um problema; onde professorese alunos estejam envolvidos a colaborar, informar e/ou compartilhar conhecimentos. O objetivo geral do estudo foi promoverexperiências múltiplas e significativas no âmbito das atividades recreativas, enfocando melhorias no comportamento social dosalunos no contexto escolar. De forma específica buscou-se promover aulas que tenham a participação efetiva dos alunos,deixando-os conquistar formas próprias de expressão sem estar preso a modelos ou desempenhos. Para o desenvolvimentodas aulas de Educação Física utilizou-se a metodologia construtivista (FREIRE, 2003) que busca possibilitar aos alunos atravésde seus conhecimentos e suas habilidades a superação de seus limites, suas possibilidades de autodeterminação ecoodeterminação nas atividades de ensino, buscando formar um sujeito capaz de interagir, relacionar-se e conviver no contextosocial de forma positiva. Os sujeitos de pesquisa foram alunos de 1ª à 4ª série, variando entre 6 a 12 anos, sendo a amostra deaproximadamente 145 estudantes de uma escola da rede estadual de ensino no município de Lages-SC. Pode-se constatar queas atividades recreativas podem contribuir com a construção de uma escola e de uma infância mais prazerosa, mais rica designificados, e que efetivamente contribui com a melhoria dos comportamentos sociais dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

Furtado, I. W. (2012). EDUCAÇÃO FÍSICA E O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES RECREATIVAS DE 1ª À 4ª SÉRIE: ENFATIZANDO O COMPORTAMENTO SOCIAL DOS ALUNOS NO CONTEXTO ESCOLAR. Fiep Bulletin - Online, 82(1). Recuperado de https://fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2364

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS