INFLUÊNCIA DO PROJETO GINÁSTICA EM SALA DE AULA SOBRE A CONCENTRAÇÃO E DESCONFORTO POSTURAL DOS ALUNOS DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA EDUCAR-SE, DE SANTA CRUZ DO SUL – RS, BRASIL.

Autores

  • Marcos Moraes
  • Daiana Beckemkamp
  • Eliseu Kniphoff da Cruz
  • Oli Jurandir Limberger

Palavras-chave:

Ginástica, concentração, desconforto postural.

Resumo

As escolas particulares procuram intensificar cada vez mais o processo ensino/aprendizagem, fazendo com que oambiente escolar seja primordial para o aprendizado dos alunos, principalmente se eles se sentirem confortáveis em seusambientes de estudo. O objetivo desta pesquisa foi verificar a influência do Projeto Ginástica em Sala de Aula sobre aconcentração e desconforto postural. O projeto envolveu 52 alunos de 7ª e 8ª séries da Escola de Educação Básica Educar-se,de Santa Cruz do Sul – RS, e ocorreu durante três meses. Para a investigação da concentração dos estudantes, utilizou-se oteste da grade numérica e de forma subjetiva com a aplicação de um questionário. Já o desconforto durante as aulas foimensurado através do mapa de desconforto postural. Os resultados da pesquisa mostraram que o projeto proporcionouaumento médio de 22,28 % na concentração dos alunos da 8ª série. De forma quase similar, para os alunos da 7ª série oaumento médio foi de 15,81 %. Os dados oferecem uma média geral no aumento da concentração de 19,04%. No desconfortopostural houve uma diminuição considerável no desconforto sobre a coluna superior e quadril. Em contrapartida, em outrasregiões como cabeça, coxa e tornozelo houve pequena diminuição e nas regiões de pescoço, ombros, parte inferior da coluna(lombar), cotovelos e joelho manteve-se sem alteração. Com base nestes dados, podemos concluir que o projeto de ginásticaem sala de aula, da Escola Educar-se, pode aumentar de forma considerável a concentração e atenção dos alunos em sala deaula, principalmente, através da minimização do desconforto postural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

Moraes, M., Beckemkamp, D., Cruz, E. K. da, & Limberger, O. J. (2012). INFLUÊNCIA DO PROJETO GINÁSTICA EM SALA DE AULA SOBRE A CONCENTRAÇÃO E DESCONFORTO POSTURAL DOS ALUNOS DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA EDUCAR-SE, DE SANTA CRUZ DO SUL – RS, BRASIL. Fiep Bulletin - Online, 82(1). Recuperado de https://fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2344

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS