EDUCAÇÃO FISICA NO ENSINO MEDIO NOTURNO: AVANÇOS OU RETROCESSOS
DOI:
https://doi.org/10.16887/fiep%20bulletin.v82i1.2337Palavras-chave:
cultura corporal, movimento, participação.Resumo
O trabalho com educação física para o Ensino Médio Noturno iniciou-se no ano de 2009 quando um grupo de alunos do Curso de Educação Física da FCT queria desenvolver atividades nesse período e partir de então, com apoio de uma Escola de Ensino Médio, implantamos um projeto de atendimento a essa camada de jovens estudantes. A partir de 2010, o projeto foi aprovado pelo Núcleo de Ensino da Unesp e contemplou com duas bolsas para alunos desenvolverem as atividades na Escola. O objetivo principal desse trabalho é oferecer oportunidades de aulas de educação física contextualizada com a Proposta da Secretaria Estadual de Educação (2008) que lançou para a Rede de Ensino subsídios metodológicos de ensino de educação física escolar a partir da concepção da Teoria da cultura corporal de movimento. Como estratégia de ação, foi elaborado um roteiro de atividades de acordo com as necessidades de cada sala de aula e os encontros foram duas vezes semanais. Em cada encontro foi trabalho um tema da Proposta Curricular, utilizando-se como recursos vídeos, fotos, imagens, textos e explicações didáticas das atividades realizadas. Participam desses encontros nove salas de Ensino Médio Noturno. Como resultados verifica-se que a participação das salas foi satisfatória e os estudantes interagiram com as atividades. Dentre os alunos participantes, vários possuíam um repertorio esportivo e demonstravam conhecimento das atividades desenvolvidas. O projeto tem boa aceitação na Escola o que nos possibilita entender as necessidades das aulas de educação física no período noturno.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
D’arce, G. D. C., Coletti, B. M., & Brancatti, P. R. (2012). EDUCAÇÃO FISICA NO ENSINO MEDIO NOTURNO: AVANÇOS OU RETROCESSOS. Fiep Bulletin - Online, 82(1). https://doi.org/10.16887/fiep bulletin.v82i1.2337
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).