"ATÉ PODE TER, MAS NÃO PRECISA DEMONSTRAR OU ASSUMIR! NINGUÉM PRECISA SABER!”: DISCURSOS DOS ALUNOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE AS MASCULINIDADES DO FUTEBOL"

Autores

  • Gustavo Martins de Andrade
  • Marco Francisco Costa Villas Bôas
  • Elaine Romero
  • Erik Giuseppe Barbosa Pereira

Palavras-chave:

Educação Física, Gênero, Masculinidades

Resumo

O OBJETIVO foi analisar os discursos dos graduandos em Educação Física sobre a construção das masculinidades no futebol. O PROBLEMA da pesquisa tem a seguinte indagação: Como se configuram os discursos de alunos do curso de Educação Física acerca da construção das masculinidades no futebol? A METODOLOGIA foi do tipo descritivo, de caráter etnográfico e natureza qualitativa. Toda amostra foi selecionada aleatoriamente e seus participantes foram 61 alunos da EEFD/UFRJ, de ambos os sexos e de diferentes períodos. O instrumento foi uma entrevista semi-estruturada e como técnica de análises, utilizamos a de discurso. Os RESULTADOS encontrados foram agrupados da seguinte forma: 1- As atividades ditas masculinas versus atividades ditas femininas: um discurso sobre masculinidade; 2- Futebol e o universo das masculinidades; 3- as diferenças sociais versus diferenças sexuais. Percebemos que as masculinidades não se apresentam de modo uniforme, destacando-se a existência de padrões hegemônicos e outros subordinados a estes. Nossa CONCLUSÃO aponta para a reprodução de estereótipos, preconceitos, resistências e até mesmo novos valores e atitudes que enaltecem visões dominantes entre homens e mulheres na sociedade atual nas relações de gênero.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

de Andrade, G. M., Bôas, M. F. C. V., Romero, E., & Pereira, E. G. B. (2012). "ATÉ PODE TER, MAS NÃO PRECISA DEMONSTRAR OU ASSUMIR! NINGUÉM PRECISA SABER!”: DISCURSOS DOS ALUNOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE AS MASCULINIDADES DO FUTEBOL". Fiep Bulletin - Online, 82(1). Recuperado de https://fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2259

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS