ANALISE DA PREVALÊNCIA DO EXERCÍCIO FÍSICO REGULAR E OS FATORES DE RISCO ASSOCIADOS AO ESTILO DE VIDA EM HIPERTENSOS E SEUS PROGENITORES.

Autores

  • Hacise Colatto
  • Weliton Nunes Soares
  • Kleber Farinazo Borges

Palavras-chave:

Exercício Físico, Fatores de Risco, Hipertensos

Resumo

O estudo teve como objetivo analisar a prevalência de exercício físico regular e os fatores de risco associados ao estilo de vida dos hipertensos e seus progênitos. Foram selecionados 140 pacientes, sendo 70 genitores e 70 progenitores, dentro dos genitores 53 pessoas eram do sexo feminino e também houve predominância de 65% do sexo feminino no grupo dos progenitores. Os pacientes foram submetidos à aplicação de um questionário adaptado de Queiroga (2005) e MS (2001) de qualidade de vida, avaliação física (IMC e RCQ) e avaliação da pressão arterial. Os pacientes do grupo dos genitores apresentaram idade média de 56,5±8,5 e progenitores, de 28,4±8,2 anos. Em relação à prevalência da prática do exercício regular os genitores não praticam nenhuma modalidade e no grupo dos progenitores o grupo masculino apenas 12% praticam alguma forma de exercício físico. O IMC (G: 28,7±5,7 e P: 25,3±4,8) e o RCQ (G: 0,91±0,06 e P: 0,85±0,09) demonstraram associação estatística em relação à adiposidade corporal e 20% dos progenitores apresentaram hipertensão arterial. Conclui-se que ambos os grupos apresentaram alta prevalência de sedentários e os fatores de riscos associados ao estilo de vida dos progênitos indicam alta probabilidade de aparecimento de doenças crônicas degenerativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2011-01-03

Como Citar

Colatto, H., Soares, W. N., & Borges, K. F. (2011). ANALISE DA PREVALÊNCIA DO EXERCÍCIO FÍSICO REGULAR E OS FATORES DE RISCO ASSOCIADOS AO ESTILO DE VIDA EM HIPERTENSOS E SEUS PROGENITORES. Fiep Bulletin - Online, 81. Recuperado de https://fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/164

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)