PERFIL ANTROPOMÉTRICO, SOMATOTÍPICO E DE DESEMPENHO MOTOR DAS ATLETAS DE FUTSAL FEMININO DA SELEÇÃO AMAZONENSE CATEGORIA SUB-20.

Autores

  • Agnelo Weber de Oliveira Rocha
  • Ronélia de Oliveira Melo Viana
  • Andrea da Costa Passos

Palavras-chave:

futsal feminino, aptidão física, somatotipo

Resumo

Este trabalho teve como objetivo determinar o perfil antropométrico, somatotípico e de aptidão física de atletas da Seleção Amazonense de futsal feminino categoria sub-20. Foram analisadas 12 meninas com média de 18,5 ±0,8 anos de idade; 55,44 ±3,24kg e 157,6 ±6,3cm. Os testes aplicados foram abdominal modificado, agilidade (4x4), impulsão horizontal, corrida de velocidade de 20 metros e yoyo endurance test. Resistência abdominal média de 37,66 repetições por minuto. Impulsão horizontal com média 187 cm. No teste de agilidade a média de desempenho obtida foi de 5,59 segundos. No yoyo endurance test o Vo² max encontrado foi de 56,6. Na corrida de velocidade de 20 metros o tempo médio foi de 3,38 segundos. A característica somatotípica predominante obtida é a endomorfia. A carência de estudos com mesmo delineamento sugere que mais investigações sejam realizadas, no sentido de identificar o perfil de jogadoras e nível de desempenho motor para prescrição e orientação do treino segundo indicadores padrões para a modalidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2011-01-03

Como Citar

Rocha, A. W. de O., Viana, R. de O. M., & Passos, A. da C. (2011). PERFIL ANTROPOMÉTRICO, SOMATOTÍPICO E DE DESEMPENHO MOTOR DAS ATLETAS DE FUTSAL FEMININO DA SELEÇÃO AMAZONENSE CATEGORIA SUB-20. Fiep Bulletin - Online, 81. Recuperado de https://fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/161

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS