PERFIL DO AFOGAMENTO NO CONTEXTO DA MORTALIDADE POR CAUSAS EXTERNAS NO ESTADO DE ALAGOAS – BRASIL, NO PERIODO DE 2000 A 2008.

Autores

  • Alexandre Costa Moura
  • Cristiane Costa da Cunha Oliveira
  • Francisco Prado Reis
  • Claudia Moura de Melo
  • Veronica de Lourdes Sierpe Jeraldo

Palavras-chave:

afogamento, óbitos, causas externas

Resumo

Causas externas de mortalidade, de acordo com a classificação internacional de doenças, correspondem a uma grande parcela dos óbitos na maioria dos países, ficando sempre entre a segunda e terceira causa de morte no total de óbitos. Se destacam entre as causas externas os homicídios, acidentes de trânsito, afogamentos, quedas e queimaduras. No Brasil as causas externas de óbito ocupam a segunda posição na classificação das principais causas de óbito. O presente estudo visou identificar os principais tipos de óbitos por causas externas no estado de Alagoas-Brasil no período de 2000 a 2008, com ênfase no afogamento. Os dados foram obtidos no Instituto Médico Legal do Estado, e processados no programa SPSS 16.0. Dados do IBGE foram utilizados para os cálculos de taxas de mortalidade. No período de estudo, foram registradas 20.624 mortes por causas externas, distribuídas em 11.193 homicídios, 5.337 acidentes de trânsito, 2.733 óbitos provocados por causas diversas e 1.360 por afogamento. O homicídio como causa externa de morte, vem aumentando de forma gradual ao longo do período, enquanto que o afogamento sofre ligeiras flutuações, com taxas de mortalidade que variam de 4,41 e 6,03 por 100000 hab. O gênero masculino (73%) apresenta a maior freqüência de mortalidade por afogamento, este último acontecendo principalmente em águas naturais. Nas ultimas décadas o Brasil passou por uma série de mudanças no perfil epidemiológico dos agravos a saúde, tanto em relação às doenças infecciosas quanto as não infecciosas. Isto fez com que os óbitos por causas externas se tornassem uma das principais causas de óbito entre a população. Sendo o afogamento a terceira causa de morte por causa externa no estado de Alagoas, é necessário que esta fatalidade seja melhor estudada para implementar políticas específicas de prevenção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2011-01-03

Como Citar

Moura, A. C., Oliveira, C. C. da C., Reis, F. P., Melo, C. M. de, & Jeraldo, V. de L. S. (2011). PERFIL DO AFOGAMENTO NO CONTEXTO DA MORTALIDADE POR CAUSAS EXTERNAS NO ESTADO DE ALAGOAS – BRASIL, NO PERIODO DE 2000 A 2008. Fiep Bulletin - Online, 81. Recuperado de https://fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/135

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.