VERIFICAÇÃO DO PESO DAS MOCHILAS ESCOLARES UTILIZADAS POR ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DO CURSO DE FISIOTERAPIA DE UMA INSTITUIÇÃO DA REDE PRIVADA DO MUNICÍPIO DE OSASCO, (S.P.); 2009.

Autores

  • Priscila de Carvalho
  • Soraya Garcia Audi

Palavras-chave:

mochila escolar, universitários, problemas posturais, fisioterapia preventiva

Resumo

INTRODUÇÃO: As alterações posturais acometem o homem há milhares de anos, e posturas inadequadas para transporte de pesos, como por exemplo, a mochila escolar, pode ocasionar em processos álgicos. Segundo dados da OMS (2004) 85% das pessoas tem, terão, ou tiveram um dia dores nas costas devido a problemas posturais. O fisioterapeuta que atua como um facilitador de busca pela saúde postural, por meio da orientação, promoção e prevenção da saúde; se torna o profissional da saúde mais capacitado a atuar nestas alterações, com a finalidade de melhorar o prognostico, ou até mesmo evitar que estes indivíduos cheguem ao consultório ou serviço público a busca de tratamento, diminuindo assim o custo socioeconômico que estas alterações ocasionam. OBJETIVO: Verificar o peso da mochila escolar dos estudantes universitários, assim como a presença de processos álgicos devido sua utilização inadequada, e o conhecimento dos mesmos com relação a sua adequada utilização. MATERIAIS E MÉTODOS: O estudo realizado é do tipo descritivo, transversal, realizado em uma Instituição de Ensino Superior da rede privada, no Município de Osasco (S.P.), cuja amostra composta por cinquenta (n=50) estudantes do Curso de Fisioterapia, cursando do 1º ao 8º semestres, que responderam a um questionário com questões objetivas, que posteriormente foram utilizadas como variáveis. Os dados, após compilados, foram apresentados em tabelas e gráficos de freqüência simples, expressos em números e percentagens. Os aspectos éticos e legais foram observados. RESULTADOS: Observou – se que 54% dos estudantes escolheram a mochila escolar, utilizando como critério o tamanho; 50% acreditam que a mochila de carregar com as duas alças nas costas seja a mais adequada para a coluna, 56% utilizam este tipo de mochila, porém apenas 54% a transporta desta forma, onde apesar de acreditarem que a mochila transportada unilateralmente seja a menos adequada para a coluna (12%), 42% a transporta desta forma; 76% desconhecem a existência do “peso recomendado” ou Lei da Mochila N°2772/97 e, 90% transportam a mochila com peso superior ao preconizado pela OMS e Lei da Mochila, fatores estes, que podem estar associados aos processos álgicos encontrados nos mesmos (50% lombar, 42% ombros, 22% cervical). CONCLUSÃO: Os resultados obtidos sugerem elevado nível de desconhecimento dos entrevistados com relação a adequada utilização dos diversos tipos de mochilas existentes, assim como aos problemas causados a sí mesmos por seu uso inadequado. Dados estes que nos referem a necessidade de melhor orientação na formação dos futuros profissionais da saúde, para melhor capacitação de atuação na promoção e prevenção de saúde postural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

Carvalho, P. de, & Audi, S. G. (2011). VERIFICAÇÃO DO PESO DAS MOCHILAS ESCOLARES UTILIZADAS POR ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DO CURSO DE FISIOTERAPIA DE UMA INSTITUIÇÃO DA REDE PRIVADA DO MUNICÍPIO DE OSASCO, (S.P.); 2009. Fiep Bulletin - Online, 80. Recuperado de https://fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/1117

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>