A NATAÇÃO COMO MEDIAÇÃO NO ESPORTE DE INCLUSÃO EM UM AMBIENTE EXCLUDENTE

Autores

  • André Gonçalves Yatsuda
  • Andrea Teixeira Vilela
  • Manoel José Gomes Tubino (in Memorian)

Palavras-chave:

deficiente físico e mental, esporte adaptado, inclusão social, valores sociais

Resumo

O artigo aborda o tema "inclusão social do deficiente físico no esporte de alto rendimento", apresentando propostas que reduzem as condições limitando os deficientes físicos e mentais de continuarem a praticar a natação esportiva competitiva. A transmissão de valores por meio do esporte, de acordo com Sage (1980) e Barber (1982) são importantes componentes do processo de socialização.

Portanto a inclusão do deficiente físico nessas competições numa sociedade competitiva compreende aspectos relacionados aos méritos da medalha de ouro. Através de um projeto de inclusão social e de inovação da cultura pela competição em esportes adaptados, cola-se como tentativa a inclusão dos deficientes físicos e mentais em um novo conceito de valores, sejam eles: Sociais, religiosos, científicos, morais, éticos e comportamentais.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

Yatsuda, A. G., Vilela, A. T., & Memorian), M. J. G. T. (in. (2011). A NATAÇÃO COMO MEDIAÇÃO NO ESPORTE DE INCLUSÃO EM UM AMBIENTE EXCLUDENTE. Fiep Bulletin - Online, 80. Recuperado de https://fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/1043

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)