42 - PORCENTILAS DE CUALIDADES FÍSICAS Y SU RELACIÓN CON ÍNDICE DE MASA CORPORAL EN NIÑOS (AS) DE SAN LUIS POTOSÍ MÉXICO.

Autores

  • MANUEL GUERRERO ZAINOS
  • ANTONIO EUGENIO RIVERA CISNEROS

Palavras-chave:

percentis, desempenho físico, características antropométricas

Resumo

Diferentes estudos mostram uma deterioração alarmante da aptidão física em crianças e adolescentes causada por estilos de vida sedentários, principalmente em sociedades industrializadas.  Da mesma forma, o Fundo das Nações Unidas para a Infância afirma que o México.

ocupa o primeiro lugar no mundo em obesidade infantil e o segundo em obesidade adulta. O objetivo deste estudo é determinar as porcentagens de Qualidades Físicas e sua relação com o índice de massa corporal de peso e altura dos alunos do Ensino Fundamental, dos 9 aos 11 anos de idade, em San Luis Potosí.

 

Um total de 6.333 alunos participaram de seis testes de desempenho físico relacionados à saúde e à atividade física, com protocolos da Aliança Americana para Saúde, Educação Física, Recreação e Dança; Colégio Americano de Medicina Esportiva; e Aptidão Física Europeia.

 

Os testes de desempenho físico foram: resistência, flexibilidade, força. As participantes do sexo feminino mostraram valores mais altos em flexibilidade, enquanto os participantes do sexo masculino tiveram melhor desempenho em cardiorrespiratório, resistência muscular (força e velocidade). Os resultados foram comparáveis aos de outros países da América e Europa. O peso e a altura estavam correlacionados com o desempenho, enquanto os participantes com excesso de peso eram mais baixos. Estes dados são importantes para as políticas de educação física nos estágios iniciais da vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-03-29

Como Citar

ZAINOS, M. G., & CISNEROS, A. E. R. (2023). 42 - PORCENTILAS DE CUALIDADES FÍSICAS Y SU RELACIÓN CON ÍNDICE DE MASA CORPORAL EN NIÑOS (AS) DE SAN LUIS POTOSÍ MÉXICO. Fiep Bulletin - Online, 93(1), 391 a 402. Recuperado de https://fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/6642

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)