NÍVEL DE APTIDÃO MOTORA GERAL DE INDIVÍDUOS ACIMA DE 60 ANOS DO PROJETO ULBRATI - UNIVERSIDADE PARA A TERCEIRA IDADE DA UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL, CANOAS, RS.

Autores

  • JOÃO CARLOS JACCOTTET PICCOLI
  • KARULINE OLIVEIRA

Palavras-chave:

Envelhecimento. E.M.T.I, Nível de aptidão motora geral

Resumo

A presente investigação buscou verificar o nível de aptidão motora geral de 35 idosas acima de 60 anos do Projeto Ulbrati -ULBRA, Canoas, RS., escolhidas por conveniência.  O estudo, caracterizado como uma investigação descritiva utilizou-se como instrumento a Escala Motora para Terceira Idade - E.M.T.I. de Rosa Neto (2002) que testa os elementos básicos da motricidade, como: coordenação motora fina, coordenação geral, equilíbrio, esquema corporal, organização espacial, organização temporal. O estudo revelou que dentre os sujeitos analisados, 91,4% apresentaram resultados correspondentes a muito inferior e 8,6% a inferior. Observou-se que a média correspondente à idade cronológica foi de 69,49 anos, enquanto a aptidão motora geral apresentou o valor médio de 47,66 classificando-se como muito inferior. Verificou-se que na média dos parâmetros motores a classificação foi de muito inferior, sendo que a organização espacial classificou-se como inferior. Por fim observou-se uma correlação significativa inversa entre a variável idade cronológica e aptidão motora geral. Conclui-se que o nível de aptidão motora geral é reduzido, influenciando na capacidade motora dos idosos na realização de atividades da vida diária tornando sua qualidade de vida ameaçada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

PICCOLI, J. C. J., & OLIVEIRA, K. (2014). NÍVEL DE APTIDÃO MOTORA GERAL DE INDIVÍDUOS ACIMA DE 60 ANOS DO PROJETO ULBRATI - UNIVERSIDADE PARA A TERCEIRA IDADE DA UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL, CANOAS, RS. Fiep Bulletin - Online, 77(1). Recuperado de https://fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4035

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>