CORRELAÇÃO ENTRE A QUALIDADE DE VIDA E AS MANIFESTAÇÕES DE QUADRO ÁLGICO, FREQÜÊNCIA CARDÍACA E PRESSÃO ARTERIAL, ANTES E APÓS A PRÁTICA DA GINÁSTICA LABORAL.

Autores

  • SÍLVIA COSTA FELIPE

Palavras-chave:

ginástica laboral, qualidade de vida, capacidade funcional

Resumo

Este estudo teve como objetivo fazer uma correlação entre a qualidade de vida e as manifestações de quadro álgico, freqüência cardíaca (FC) e pressão arterial (PA), antes e após a ginástica laboral em um buffet. Na amostra composta por conveniência de 39 funcionários foi aplicada o Medical Outcomes Study Short Form 36 Healthy Survey (SF-36), colhidas manifestações de quadro álgico através da escala analógica da dor, aferida a freqüência cardíaca (FC) e pressão arterial (PA) antes e após a prática da ginástica laboral, compreendida por sessões de 30 minutos. Através da análise estatística constatouse que em relação às variáveis clínicas de intensidade da dor, freqüência cardíaca e pressão arterial, foi encontrada uma diferença estatisticamente significativa entre os valores medidos antes e depois das sessões de ginástica laboral. Os trabalhadores apresentam uma melhor qualidade de vida nos domínios aspecto físico e emocional (83,33 20,9 e 72,64 28,4 respectivamente). Já os domínios dor e vitalidade apresentaram os piores escores entre os participantes (40,12 11,7 e 55,64 13,2 respectivamente). Em todos os testes estatísticos foi utilizado um nível de significância de 5%. As análises foram realizadas no software estatístico SPSS (Statistical Package for Social Sciences) versão 15.0. Considerando os resultados, foi possível detectar a importância dos domínios da qualidade de vida mensurados no SF-36 durante a jornada de trabalho. A correlação entre as medidas clínicas dos trabalhadores e os oito domínios da variável qualidade de vida apresentou-se significativa entre a capacidade funcional e a média da intensidade da dor. Quanto menor a intensidade da dor, maior a capacidade funcional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

FELIPE, S. C. (2013). CORRELAÇÃO ENTRE A QUALIDADE DE VIDA E AS MANIFESTAÇÕES DE QUADRO ÁLGICO, FREQÜÊNCIA CARDÍACA E PRESSÃO ARTERIAL, ANTES E APÓS A PRÁTICA DA GINÁSTICA LABORAL. Fiep Bulletin - Online, 79(1). Recuperado de https://fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3149

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS