ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO OBSTÉTRICO NO CONTEXTO DE UMA TRANSIÇÃO PARADIGMÁTICA
Palavras-chave:
Paradigma, enfermeiro, obstetríciaResumo
O estudo retrata a relação entre a prática obstétrica e os paradigmas de saúde vigentes. O objetivo é proporcionar entendimento da atuação obstétrica do enfermeiro em relação aos modelos assistenciais de saúde, na perspectiva de uma nova forma de cuidar no processo do nascimento. O percurso metodológico constou de uma revisão integrativa de pesquisa. Observou-se a influência marcante do paradigma flexneriano na prática obstétrica, caracterizando o cuidado ao parto como medicalizado, tecnificado e fragmentado. Da mesma forma, a prática do enfermeiro obstétrico sofre a influência da formação biomédica. Porém, já é constatada, na atualidade, uma assistência obstétrica diferenciada no cuidado ao parto, pautado nos princípios da qualidade e humanização da assistência, fruto de uma transição paradigmática na saúde. O enfermeiro obstétrico tem desenvolvido uma relação de confiança, segurança e empatia com a cliente durante o cuidar no parto. Conclui-se que apesar do cuidado ao parto ainda ser realizado em um momento de crise gerado pela transição paradigmática e por enfermeiros com formação biologista, pode-se, vislumbrar uma assistência obstétrica embasada no diálogo entre os sujeitos, para uma ajuda sem exploração e com resgate da liberdade de cada ator envolvido no processo.Downloads
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO OBSTÉTRICO NO CONTEXTO DE UMA TRANSIÇÃO PARADIGMÁTICA. (2013). Fiep Bulletin - Online, 79(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3129