DESENVOLVIMENTO MOTOR DE ALUNOS OBESOS E NÃO OBESOS NA ESCOLA: UM ESTUDO COMPARATIVO
Palavras-chave:
Desenvolvimento psicomotor, Obesidade infantil, Saúde na escolaResumo
O presente estudo trata da prevenção da obesidade infantil e da promoção de saúde na escola. Dentre os vários métodos e procedimentos utilizados nesta direção, a estimulação da prática da atividade física tem recebido, talvez, um maior destaque entre os profissionais que atuam nesta área. Acredita-se que a criança fora do padrão de obesidade tende a ter uma melhor performance motora e uma melhor aderência a prática de atividades físicas. O objetivo deste estudo é estabelecer uma comparação entre crianças em idade escolar obesas e não obesas, através de testes psicomotores, afim de avaliar suas habilidades motrizes. Foi realizada uma pesquisa de campo com 16 (dezesseis) alunos, do Colégio Republicano com idade cronológica de 8 e 9 anos com o apoio de uma revisão bibliográfica. Através da analise dos dados coletados pelo testes psicomotores observou-se uma diferenciação não significativa entre os dois grupos. As crianças com excesso de gordura corporal apresentaram as mesmas dificuldades que as demais crianças, encontrando-se no mesmo patamar de desenvolvimento psicomotor, o que nos leva a concluir que a obesidade infantil não é fator de interferência no desenvolvimento da criança.Downloads
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
DESENVOLVIMENTO MOTOR DE ALUNOS OBESOS E NÃO OBESOS NA ESCOLA: UM ESTUDO COMPARATIVO. (2012). Fiep Bulletin - Online, 82(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2359