EFEITOS DE EXERCÍCIOS DE FLEXIBILIDADE REALIZADOS EM APARELHOS DE MUSCULAÇÃO, SOBRE A AMPLITUDE ARTICULAR DE MOVIMENTO EM PRATICANTES DE EXERCÍCIO RESISTIDO DO SEXO MASCULINO.

Autores

  • Rosivaldo Bispo Santana
  • Silvana da Silva Costa
  • Adriano Robson Nogueira de Lucena
  • Claudia Barone Rocha
  • José Fernandes Filho

Palavras-chave:

Treinamento, Flexibilidade, Aparelhos, Exercício Resistido

Resumo

O presente estudo objetivou analisar os efeitos de exercícios da flexibilidade passiva sobre a amplitude articular de movimento(ADM) em adultos do sexo masculino, realizado em aparelhos de treinamento resistido(TR), utilizando o método de flexibilidade passiva. Participaram do estudo 20 sujeitos (24,7±5,14 anos) do sexo masculino, divididos em grupo controle(GC), composto por 10 sujeitos (23,6±2,6 anos) que não foram submetidos ao treinamento da flexibilidade e grupo experimental(GE) composto por 10 sujeitos (26,4±7,04 anos) submetidos durante 8 semanas de aplicação com duas repetições de 10 segundos de insistência e 20 a 25 segundos de intervalo nos exercícios de Flexão Tóraco-Lombar(FTL), Flexão do Quadril Direito e esquerdo(FQD e FQE), Extensão Horizontal do Ombro Direito e esquerdo(EHOD e EHOE) e Dorsiflexão Esquerda e Direita(DFE e DFD) nos aparelhos de Remada sentada, Leg Press 45º, Supino Convergente e Panturrilha vertical, respectivamente. Para a mensuração da flexibilidade foi empregado o protocolo de goniometria do Laboratório de Biometria e fisiologia do Esforço(LABIFIE), utilizando método Goniométrico. Para análise estatística utilizou-se o teste “t” de Student e ANOVA One Way. Resultados: Foram encontrados aumentos significativos na ADM dos movimentos FTL(p<0,005), FQD(p=0,026), FQE(p=0,003), EHOD(p=0,047), EHOE(p=0,006), conduzindo ao entendimento de que exercícios de flexibilidade aplicados em aparelhos de TR, produziram efeito significativo na amplitude articular na maioria das variáveis analisadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2011-01-03

Como Citar

Santana, R. B., Costa, S. da S., Lucena, A. R. N. de, Rocha, C. B., & Filho, J. F. (2011). EFEITOS DE EXERCÍCIOS DE FLEXIBILIDADE REALIZADOS EM APARELHOS DE MUSCULAÇÃO, SOBRE A AMPLITUDE ARTICULAR DE MOVIMENTO EM PRATICANTES DE EXERCÍCIO RESISTIDO DO SEXO MASCULINO. Fiep Bulletin - Online, 81. Recuperado de https://fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/162

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 > >>