ANÁLISE DO ÍNDICE DE PARASITOSES INTESTINAIS E ESQUITOSSOMOSE NA ZONA RURAL RIBEIRINHA DO MUNICIPIO DE MOGEIRO, PARAÍBA.

Autores

  • MARIA DO SOCORRO ROCHA MELO PEIXOTO
  • AMANDA OLÍVIA DE A. HYBERNON
  • DENIZE NÓBREGA PIRES
  • ALUÍSIO DE MOURA FERREIRA
  • DANIELE IDALINO JANEBRO

Palavras-chave:

parasitoses, esquistossomose, comunidade ribeirinha.

Resumo

As enteroparasitoses, sobre tudo a esquistossomose, são problemas de saúde pública grave que ainda persistem em países em desenvolvimento como o Brasil. Diante desse contexto o objetivo desta pesquisa foi estudar o índice de parasitoses intestinais e esquistossomose na zona rural ribeirinha do Sítio Gavião no município de Mogeiro, PB. Foi utilizada uma pesquisa de campo, buscando por meio de aplicação de questionário qualitativo e amostras recolhidas de moradores da localidade, a fim de traçar o perfil de casos positivos para as parasitoses intestinais e a esquistossomose na localidade. A análise parasitológica foi realizada em 80 pessoas pelo método de Hoffman. Os resultados demonstraram uma prevalência de 100% (80/80) de infecção por enteroparasitos. Os parasitos com frequência mais elevada foram: Entamoeba histolytica (72,50%), Ascaris lumbricoides (56,25%), Entamoeba coli (55%), Giardia sp (31,25%). Em relação à diversidade de parasitos, 22,50% das pessoas infectadas apresentaram-se monoparasitismo, 40%, biparasitismo e 37,50%, multiparasitismo. Os dados deste estudo confirmaram a precária condição de saúde e saneamento básico no Sítio Gavião em Mogeiro, PB. Com relação a esquistossomose, não foi evidenciado nenhum caso. Este perfil abre espaço para novos estudos que tenham como foco outras doenças, no objetivo de estabelecer medidas de controle, visando melhorar a qualidade de vida da população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

PEIXOTO, M. D. S. R. M., HYBERNON, A. . O. D. A., PIRES, D. N., FERREIRA, A. D. M., & JANEBRO, D. I. (2014). ANÁLISE DO ÍNDICE DE PARASITOSES INTESTINAIS E ESQUITOSSOMOSE NA ZONA RURAL RIBEIRINHA DO MUNICIPIO DE MOGEIRO, PARAÍBA. Fiep Bulletin - Online, 84(2). Recuperado de https://fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4621

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)