A CONCEPÇÃO DE SAÚDE DAS PESSOAS COM OSTEOARTROSE DE JOELHO (GONARTROSE) E SUA CORRELAÇÃO COM OS PRINCIPAIS FATORES DE RISCO.

Autores

  • DANDARA CAMARA DA SILVA
  • ANA LIGIA OLIVEIRA

Palavras-chave:

Osteoartrose de Joelho, Fisioterapia e Educação em Saúde.

Resumo


Atualmente observa-se um aumento da expectativa de vida e da população idosa, o que vem modificando as demandas de saúde e revelando uma maior preocupação com as doenças crônico-degenerativas. Esta pesquisa buscou conhecer a concepção de saúde de pessoas com osteoartrose de joelho (OAJ) que frequentaram a clínica de fisioterapia da Universidade do Vale do Itajaí, conhecendo os principais fatores de risco, relacionando esses fatores com os sintomas, e propondo um programa de Educação em Saúde. A pesquisa utilizada foi de caráter qualitativo, com entrevistas semi-estruturadas e questões abertas, baseada na Pesquisa Convergente Assistencial. Foram entrevistadas 10 pacientes com diagnóstico de OAJ. A média de idade foi de 65,5 anos e de peso 79,04 kg, com IMC médio 33,38. Quanto ao hábito tabagista, 4 nunca fumaram, 4 pararam a mais de 10 anos e 2 ainda fumam. Sobre o conhecimento das pacientes sobre sua patologia, observou-se que existe uma falha no que se refere ao esclarecimento do diagnóstico, e na troca de conhecimento entre equipe de saúde e pacientes. Neste estudo quatro participantes relacionaram saúde com dor. Para seis delas a saúde relaciona-se realizar atividades diárias sem restrições. Outro dado importante é que para 8 das participantes, o aumento de peso foi considerado como fator de piora dos sintomas. Todos os objetivos deste estudo foram alcançados, sendo possível conhecer de forma integral as pessoas com diagnóstico de OAJ, podendo conhecer e delimitar fatores de risco, sintomas, conhecimento da patologia e de que forma esta interfere em sua vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

SILVA, D. C. D., & OLIVEIRA, A. L. (2014). A CONCEPÇÃO DE SAÚDE DAS PESSOAS COM OSTEOARTROSE DE JOELHO (GONARTROSE) E SUA CORRELAÇÃO COM OS PRINCIPAIS FATORES DE RISCO. Fiep Bulletin - Online, 84(2). Recuperado de https://fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4615

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)