AS ESTRATÉGIAS NARRATIVAS DO SITE G1.GLOBO.COM SOBRE A IMAGEM E O DESEMPENHO ESPORTIVO DO ATLETA NEYMAR NA COPA DAS CONFEDERAÇÕES.

Autores

  • ALLINE FERREIRA DE VASCONCELOS
  • ANA MARIA DA SILVA RODRIGUES

Palavras-chave:

Neymar, Ídolo Esportivo, Estratégias Midiáticas.

Resumo


Falar do Brasil é mencionar o seu futebol. Ano a ano vários jogadores têm seu talento revelado nos mais variados times brasileiros e são exportados para outros países do mundo. Alguns destes jogadores, devido a sua atuação são considerados mais que simples atletas, tornam-se grandes ídolos. Um deles é Neymar, que se consagrou no Santos Futebol Clube e foi negociado por time Europeu. Durante as negociações, a mídia criou narrativas para mostrar seu potencial como jogador e justificar seu passe. Assim, o presente trabalho discute as estratégias narrativas utilizadas pelo G1.globo.com para evidenciar o desempenho esportivo do jogador Neymar na Copa das Confederações e relacioná-lo ao estilo europeu de jogar, durante o processo de transferência do jogador para o Barcelona. Foram analisadas 10 (dez) manchetes no período referente ao do anúncio da contratação do jogador pelo time catalão e o término da competição no Brasil. Após a análise do material, foi possível identificar diversas estratégias narrativas utilizadas pelo site exaltando a performance de Neymar na Copa das Confederações como o responsável pelo bom resultado da Seleção Brasileira; a associação do atleta a uma imagem preocupada com questões sociais e em partilhar a vitória com os colegas;  e ainda sua habilidade em campo apontando que é um atleta preparado para atuar no futebol europeu. Com isso, conclui-se que site utiliza estratégias especificas para associar o desempenho esportivo do jogador Neymar, reforçando seu potencial de grande ídolo esportivo brasileiro, e preparado para jogar em um time Europeu.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

VASCONCELOS, A. F. D., & RODRIGUES, A. M. D. S. (2014). AS ESTRATÉGIAS NARRATIVAS DO SITE G1.GLOBO.COM SOBRE A IMAGEM E O DESEMPENHO ESPORTIVO DO ATLETA NEYMAR NA COPA DAS CONFEDERAÇÕES. Fiep Bulletin - Online, 84(2). Recuperado de https://fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4506

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS