INFLUÊNCIA DA MARATONA INTERNACIONAL DE FOZ DO IGUAÇU SOBRE A DENSIDADE MINERAL ÓSSEA E TAXA METABÓLICA BASAL – UM ESTUDO DE CASO.

Autores

  • BRUNO GUILHERME MORAIS PAGAN
  • DANIELE APARECIDA CAPELATO
  • ALEXANDRE DOS SANTOS CREMON
  • NELSON NARDO JUNIOR

Palavras-chave:

Maratona, Densidade Mineral Óssea, Taxa Metabólica Basal

Resumo

A maratona é uma das competições de resistência mais difíceis, sendo um evento esportivo de participação de massa, realizada sob condições ambientais variáveis. O objetivo principal foi analisar a influência de uma prova de maratona sobre a densidade mineral óssea, taxa metabólica basal e composição corporal de um indivíduo adulto. Caracteriza-se como um estudo de caso, realizado com um indivíduo adulto, de 25 anos de idade, do sexo masculino, participante da Maratona Internacional de Foz do Iguaçu, realizada no dia 25 de setembro de 2011, na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. Os dados foram coletados no Núcleo de Estudos Multiprofissional da Obesidade (NEMO), da Universidade Estadual de Maringá – DEF/UEM, na cidade de Maringá, Paraná, Brasil. A densidade mineral óssea foi obtida por meio da Absortometria de Raios X de Dupla Energia (DXA), a Taxa Metabólica Basal foi obtida com o Analisador de Gases Metabólicos VO2000 – MedGraphics,  as medidas de Peso, Água Corporal Total (ACT), Proteínas, Minerais, Massa de Gordura Corporal (MGC), Massa Músculo-Esquelética (MME), Percentual de Gordura Corporal (%GC), foram realizadas com o aparelho de bioimpedância octapolar multifrequencial da marca Biospace®, modelo Inbody 520. Observou-se que houve uma redução nos valores de Peso Corporal, IMC, MGC e %GC e aumento nos de ACT, Proteínas, Minerais e MME. Os membros inferiores apresentaram redução dos valores quando comparados aos membros superiores devido a característica da prova. Ressalta-se a redução de 0,032 g/cm3 da coluna e 0,015 g/cm3 das costelas, sendo o lado esquerdo do corpo mais afetado pela prova, com uma redução de 0,018 g/cm3. Conclui-se que a corrida de maratona provoca alterações na composição corporal, distribuição da gordura corporal, aumento da taxa metabólica basal e redução no conteúdo mineral ósseo. Ressalta-se as limitações inerentes a um estudo de caso, sendo mais estudos necessários para a completa elucidação do tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

PAGAN, B. G. M., CAPELATO, D. A., CREMON, A. D. S., & JUNIOR, N. N. (2013). INFLUÊNCIA DA MARATONA INTERNACIONAL DE FOZ DO IGUAÇU SOBRE A DENSIDADE MINERAL ÓSSEA E TAXA METABÓLICA BASAL – UM ESTUDO DE CASO. Fiep Bulletin - Online, 83(1). Recuperado de https://fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2926

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>