IDENTIFICAÇÃO DA CAPACIDADE AEROBIA, VELOCIDADE E ALTURA DOS SALTOS VERTICAIS DAS ATLETAS DA EQUIPE FEMININA DE HANDEBOL DA CIDADE DE BETIM, MINAS GERAIS, BRASIL, CATEGORIA ADULTO.

Autores

  • MARCOS DANIEL MOTTA DRUMMOND
  • GIANNA EMANUELLA BATISTA
  • ÍCARO RICHELLI DIAS
  • VINÍCIUS LOPES DE FARIA

Palavras-chave:

Handebol, Capacidade aeróbica, Saltos verticais

Resumo

O objetivo do presente estudo foi medir e identificar os valores da capacidade aeróbica, velocidade e altura dos saltos verticais, das atletas da equipe de handebol feminino da cidade de Betim, Minas Gerais, Brasil. A amostra foi constituída por 16 atletas da categoria adulta (18,3±2,4 anos, 56,86±11,23kg, 1,64±0,07m). Para a mensuração do VO2 máximo relativo foi utilizado o teste de corrida de 1600m, enquanto que para determinação da altura dos saltos verticais, Contramovimento e partindo da posição agachada, foram utilizadas placas de contato. No teste de velocidade de 30 metros, os dados foram obtidos com a utilização de fotocélulas. Os melhores resultados obtidos apresentaram média de 25,26±9,04cm para a altura dos Saltos Contramovimento e 25,82±4,36cm nos Saltos Agachados. A média de velocidade foi de 6,77±0,44 (30 metros) e o VO2 máximo relativo foi 32,04±3,46 ml/kg.min-1. Assim, foram obtidos e disponibilizados dados para comparação, avaliação e prescrição do treinamento para a modalidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

DRUMMOND, M. D. M., BATISTA, G. E., DIAS, ÍCARO R., & FARIA, V. L. D. (2013). IDENTIFICAÇÃO DA CAPACIDADE AEROBIA, VELOCIDADE E ALTURA DOS SALTOS VERTICAIS DAS ATLETAS DA EQUIPE FEMININA DE HANDEBOL DA CIDADE DE BETIM, MINAS GERAIS, BRASIL, CATEGORIA ADULTO. Fiep Bulletin - Online, 83(1). Recuperado de https://fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2913

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS