COMPARAÇÃO DO AUMENTO DE FORÇA MUSCULAR EM INDVÍDUOS QUE TREINAM DUAS E TRÊS VEZES POR SEMANA, APÓS 16 SESSÕES DE TREINAMENTO DE FORÇA.

Autores

  • E.S BEZERRA
  • J.A ALCANTARA
  • L LOBATO
  • A ARAÚJO
  • E.S QUEIROZ

Palavras-chave:

Treinamento de força, Indivíduos destreinados, Frequência semanal

Resumo

O treinamento de força hoje é visto como um importante meio para se obter ganhos significativos de força. Já se sabe que diversos benefícios podem ser alcançados com o treinamento, porém vê-se que muitos não dispõem de tempo para a prática mínima orientada pela atual literatura. Utilizando a justificativa que alguns indivíduos poderiam diminuir as sessões de treinos semanais, o objetivos do presente estudo foi o de foi o aumento da força em indivíduos que treinam duas e três vezes por semana, após 16 sessões de treinamento de força. Para este estudo, foram avaliados 10 sujeitos do sexo masculino, destreinados, divididos em dois  grupos: Grupo 1 (G2X) que realizou exercício duas vezes por semana, o segundo grupo (G3X) no qual  treinou três vezes por semana, ambos com o mesmo volume de treinamento semanal. Foram aplicados os testes para definição de carga e os indivíduos seguiram um programa de treinamento. Os exercícios escolhidos foram supino, leg press, puxada, cadeira extensora, desenvolvimento, cadeira flexora, rosca bíceps, abdominal e rosca tríceps. A avaliação foi feita somente nos exercícios supino e leg press. Descrevendo os dados com valores de tendência central e dispersão, foi visto que não houve alterações entre os grupos. Concluiu-se que provavelmente não existiu diferenças entre aqueles que treinam somente duas vezes por semana e os que treinam três vezes. Supomos que com isso, possa haver uma adequação do treinamento, utilizando curtas frequências de treino a fim de alcançar os mesmo resultados de frequências maiores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

BEZERRA, E., ALCANTARA, J., LOBATO, L., ARAÚJO, A., & QUEIROZ, E. (2013). COMPARAÇÃO DO AUMENTO DE FORÇA MUSCULAR EM INDVÍDUOS QUE TREINAM DUAS E TRÊS VEZES POR SEMANA, APÓS 16 SESSÕES DE TREINAMENTO DE FORÇA. Fiep Bulletin - Online, 83(1). Recuperado de https://fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2908

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS