PERFIL DOS PORTADORES DE DOENÇA RENAL QUE REALIZAM TRATAMENTO HEMODIALÍTICO NA FUNDAÇÃO PRÓ-RIM, UNIDADE DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ – SANTA CATARINA.

Autores

  • ALINE CRISTINY DE SOUZA
  • LILIANE DE CONTO DE ASSIS
  • EDILAINE KERKOSKI
  • FABÍOLA HERMES CHESANI

Palavras-chave:

Insuficiência renal crônica, Hemodiálise, Perfil epidemiológico.

Resumo

Introdução: A doença renal crônica (DRC) tem se caracterizado como um importante problema de saúde pública, tendo como conseqüências, a perda lenta progressiva e irreversível das funções renais, e apresentando complexas alterações nos sistemas cardiovascular, nervoso, músculo-esquelético, imunológico, endócrino-metabólico e respiratório. O objetivo deste estudo foi investigar o  perfil sócio-cultural dos portadores de doença renal que realizam tratamento hemodialítico na fundação pró-rim, unidade  de balneário camboriú – Santa catarina.O estudo teve caráter descritivo e quantitativo. Foram analisados 26 indivíduos no período de junho a julho de 2011 de uma Unidade Renal. Para a coleta de dados os instrumentos utilizados foram a ficha de avaliação e um questionário sócio cultural. Conclusão: Percebeu-se através da analise realizada, a predominância do sexo masculino, com média de 50 anos de idade, peso normal, não tabagistas, tendo a hipertensão arterial sistêmica (HAS) como doença associada mais encontrada, seguida pela DM, sem histórico familiar para doenças renais. Concluímos através do estudo que comparando com os fatores de risco nacionais, esta população está coerente com os dados nacionais. Com o objetivo de prevenir a DRC e diminuir os impactos causados pelo tratamento são necessárias medidas de promoção em saúde e atendimento multidisciplinar, promovendo uma melhor qualidade de vida do paciente com DRC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

SOUZA, A. C. D., ASSIS, L. D. C. D., KERKOSKI, E., & CHESANI, F. H. (2013). PERFIL DOS PORTADORES DE DOENÇA RENAL QUE REALIZAM TRATAMENTO HEMODIALÍTICO NA FUNDAÇÃO PRÓ-RIM, UNIDADE DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ – SANTA CATARINA. Fiep Bulletin - Online, 83(2). Recuperado de https://fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2797

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>